CONTRA - BAIXISTA






Músico Instrumentista (BASS'man) 39 anos  - Versatilidade e Improvisação (formação class violão, Bass - Mpb'jazz) Procura Músicos ou Banda  / pra formação ou com projetos em - Rock in Roll , Progressivo, Blues, MPB'jazz .
Gosto de rock, progressivo  é minha preferencia musical actualmente , tenho em meu repertório pessoal bandas como AC/DC , DEEP PURPLE, LED ZEPPELIN , YES, JETHRO TULL, ALICE COOPER, THE BEATLES, WHITESNAKE, BLACK SABBATH, CREEM, KING CRIMSON, RUSH, THE WHO CREEDENCE e outros do genero



Fiz alguns trabalhos em MPB : (covers)  VANESSA DA MATA - ELIS REGINA - RITA LEE - CASSIA ELLER - e outras mostrando um pouco o lado rock e improvisado da Mpb e rock nacional ... com cantoras de  Limeira ( Fernanda ) com  ROCK e em  Sorocaba ( Cléo ) MPB
Gosto de instrumentos , hoje tenho alguns violões ... 2 - contra-baixos , 1- Harmonium holandês , gaitas ... percurssões, ...
  e  alguns instrumentos exóticos como: Temerim...
"Também gostaria algo alternativo, onde posso usar o Jazz, o improviso... a criatividade... algo próprio...
Contato :  E-mail/Msn - netovinholes@hotmail.com
Celular - 14 - 96836265

Aguardo seu contato para amadurecer a idéia
  ... Grande abraço  "by NETO"



 PAPO DE BAIXISTA
 _____________________________________________________________________________

Dúvidas se a furação seria correta de acordo com o modelo dos baixos dos compradores em potencial... do tipo: 'será que este escudo serve no meu Fender'; 'tem os mesmos números de furos'... etc.

Minha idéia ñ é falar das dimensões, pq sabemos q muitos JB de marcas diferentes ñ utilizarem os msms padrões de medidas na definição do corpo, aí ñ é nem questão de furação é dimensão msm. Vou falar do que tenho visto em relação aos Fenders, que em sua maioria (teóricamente) tem as mesmas dimensões (existem alguns que diferentes, vou até um exemplo no final).

A furação padrão do escudo de Jazz vai ter sempre 10 furos. Há dois modelos de furação q se pode ver na maior parte dos baixos, a diferença entre eles é o furo superior esquerdo:
Nos modelos usados na maior parte dos JB, o furo superior esquerdo fica alinhado um pouco à direita do buraco do captador (veja imagem 1).
Há um outro modelo (imagem 2) em que esse furo fica posicionado quase que acima do captador. Este modelo foi utilizado na segunda metade da década de 70.

Estes 10 furos são os relacionados às bordas do escudo e tem a função de 'segurá-lo'. Mas é comum que alguns escudos tenham mais furos do que estes. Estes furos eram usados para:

imagem 3) furos centrais (ao lado do captador) para melhor fixação do escudo. Foi utilizado até o início da década de 80;

imagem 4) furos para finger rest (dois furos adicionais na parte inferior, utilizados até o início da década de 70) ou thumb rest (um furo adicional na parte superior, já que se utiliza tb um dos furos padrões do escudo, foi por causa deste rest q a furação destes escudo ficou diferente - utilizado no final da década de 70);

imagem 5) furos do cover de captador, dois furos (um acima, um abaixo) próximos ao captador (usados até o final da década de 70).
Assim, pode acontecer de vc ver combinações diferentes destes furos adicionais... mas o escudo é 'sustentado' por 10 furos... e vc pode ter algum furo adicional relacionado a alguns dos pontos acima descritos.




Existem modelos de JB, msm Fenders, fabricados em dimensões diferentes... aí a situação muda. Vejam abaixo um escudo de um American Deluxe:
...mas são exceções. Nos modelos fabricados antes da década de 90 e na maior parte dos que vieram após este período, o critério segue os padrões...

Se tiver um baixo com todos os furos possíveis (como na imagem 5) e comprar um escudo com 10 furos, ñ terá problemas em usá-lo, o único ponto é que vc ñ poderá parafusar acessórios como o cover ou os rests... a ñ ser q abra os furos por sua conta.







 ESQUEMA DE LIGAÇÃO DOS CAPTADORES

 

Partes do contrabaixo
Breve explicação sobre componentes do baixo elétrico. Esse conhecimento do instrumento é muito importante para seu aprendizado.
PONTE – Uma peça muito importante do baixo. Embora pareça que seja apenas um apoio para as cordas, é ela quem faz a transferência das vibrações da corda para a madeira do corpo. Em alguns baixos, as cordas não são presas na ponte, mas sim diretamente no corpo, visando um melhor aproveitamento dos graves.
CAPTADORES – Tem a função de transformar a vibração das cordas em som. Através da indução magnética, o som é captado e transmitido para a saída. Entre os vários modelos de captadores, os mais  comuns são o JAZZ (padrão Jazz Bass), precision e piezo.
CORPO – Responsável direto pelo timbre do instrumento. Assim como no violão existe a caixa acústica, o corpo do baixo é quem vibra, dando sustain e grave necessário ao baixo,

MÃO – É a parte onde se prende as cordas as tarraxa. Além de servir para fixação das tarraxas, tem muita influencia no equilíbrio do instrumento.
TARRAXAS – Responsável pela afinação do instrumento e merece cuidados especiais quanto à manutenção e conservação.
BRAÇO – Parte fundamental do instrumento deve ser firme o suficiente e de madeira estável. Requer cuidado quanto ao uso do tirante, que é interno ao braço. Recomendo apenas pessoas qualificadas faça a regulagem deste.
TRASTES – São pequenas faixas de metal que se estende ao longo do braço, são responsáveis pela limitação e localização das notas.

Nenhum comentário: